menu play audio video alerta alerta-t amigo bola correio duvida erro facebook whatsapp informacao instagram mais menos sucesso avancar voltar download gmais twitter direita esquerda acima abaixo item xis

A importância dos membros inferiores

A importância dos membros inferiores saudáveis, está em alta na Medicina Ocidental, algo convergente com a Medicina Tradicional Chinesa

Attílio Fontana

Apresentamos aqui dois vídeos que relacionam os membros inferiores; ou seja quadril, pernas e pés; com longevidade e lucidez na idade avançada. O primeiro, do Marcio Atalla, salientando a relação entre a saúde dos membros inferiores e longevidade/saúde na terceira idade, conclusão de pesquisas feitas pela Universidade de South Wales, no Reino Unido:



O outro vídeo reproduz colocações de Jaime Kuk sobre membros inferiores segundo a visão moderna e tradicional, enquanto você vê os exercícios chineses sendo executados com foco no físico, mas também como um processo de circulação energética, onde os membros inferiores são as raizes do corpo.

 

Quer saber mais?

Nosso site esta repleto de conteúdos que podem a te dar um primeiro passo para um estilo de vida saudável. Você pode participar das nossas Práticas Abertas, por exemplo!

O nosso Instagram também há bastante conteúdos e informacões! Conheça nosso perfil!

Saiba mais sobre Lian Gong - Forjando um corpo saudável

Lian Gong - Forjando um corpo saudável

Lian Gong é uma fisioterapia que você pode fazer em si mesmo.

Com  movimentos amplos, naturais e contínuos voce  restaura  partes do seu corpo, que muitas vezes não estavam sendo movimentadas adequadamente.

É uma terapia para todas as idades. Você consegue acompanhar o instrutor com relativo êxito já na primeira vez, embora extrair todo o seu potencial terapêutico, pode levar algum tempo de trabalho, pois implica em familiarizar-se com a terapia e com o próprio corpo. Esta é uma terapia que pode ser feita em qualquer lugar, não requer aparelhos ou locais para se deitar.

Faça isto em silêncio e com atenção na terapia, o que promove uma melhor circulação energética. Lembre que esta  prática traz características de Qi Gong, trabalho para obtenção de energia vital, o que também favorece os órgãos e a mente.

Conhecendo melhor este site, você vai se familiarizar com o conceito de “QI”, fala-se chi, energia vital. Na verdade, corpo, órgãos, mente são partes inseparáveis de um todo, por onde a energia corre.

No final da prática o corpo vai estar mais solto, mais vivo, com mais ânimo e tônus.

Histórico

O Lian Gong foi criado na década de 60 pelo famoso médico ortopedista chinês Dr. Zhuang Yuan Ming, para permitir aos seus pacientes que continuassem a fisioterapia depois da consulta.

Rapidamente, esta técnica se tornou muito popular na China, pelos seus benefícios à crescente população urbana, que já experimentava os efeitos do sedentarismo e lesões por esforço repetitivo (LER).

Mas foi a Maria Lucia Lee, que visitou a China em 1978 e trouxe a prática para o Brasil, onde traduziu os livros do Dr Zhuang, (veja nossa bibliografia recomendada em "Dicas” ),  e os divulgou em seu programa na TV Cultura, em cursos, palestras e criou grupos de práticas aberta ao público, entre outras iniciativas.

Atualmente o Lian Gong é a terapia mais recomendada pelo Sistema de Saúde como prática integrativa e complementar à saúde (PICS).

Há muitas pesquisas sobre os benefícios do Lian Gong para a saúde, entre as quais destacamos a promovida pela UFMG. ( saiba mais sobre esta pesquisa e as PICS em Dicas). 

É cada vez mais comum nas cidades brasileiras, a prática do Lian Gong em locais públicos, principalmente oferecidas pelas Unidades de Saúde, o que incentiva a população participar dos cuidados de sua própria saúde .

Saiba mais sobre Treinamento Perfumado

Treinamento Perfumado

Como praticá-los?

Você pode fazer o TP1 e TP2, de várias formas: um em seguida do outro, pois o primeiro elimina doenças e o segundo fortalece e, portanto, são complementares. O TP1 pode ser praticado sentado, demanda pouco esforço e também é indicado para pessoas doentes.
Podemos praticar apenas um deles, se a sua intenção for dar mais ênfase em um dos dois fundamentos. Em alguns lugares se faz o Nível 1 no verão, momento em que o sopro da natureza é forte e o Nível 2 no inverno, quando o Sopro da natureza está mais recolhido.

Origem da prática

Esta prática budista com mais de dois mil anos de existência, foi desenvolvida por um monge que se chamava Bu Ju, com base nas tradições Chan (Zen).

Ao longo do tempo, ela foi transmitida de mestre para discípulo até chegar, no século passado, ao monge Shiwukong.

Este monge que vivia na cidade de Luoyang na China, conheceu um garoto de 12 anos que tinha uma gravíssima doença de pele. Ensinou a terapia ao jovem, que se curou, cresceu e se tornou o professor Ruisheng. Quando completou 50 anos de prática, ele passou a divulgar o Treinamento Perfumado para a população, enfocando o seu aspecto terapêutico.

Atualmente o Treinamento Perfumado, ou Xiang Gong, é praticado por milhões de chineses e difundido por vários países, em virtude de seus benefícios para a saúde.

Por que se chama Treinamento Perfumado?

Sidarta Gautama era seu nome, quando se iluminou tornou-se Buda, palavra que significa “aquele que está desperto”.

Ele abriu o caminho para nos tornarmos despertos também, para sermos budas anônimos espalhados na multidão.

Estar “dormindo”, tomados pelos sonhos e ilusões é a causa do sofrimento. Estar desperto é a felicidade que se manifesta em sorriso.

Esse despertar está nas pequenas coisas, um gesto, um aroma, um som… , como na prática singela que apresentamos aqui.

Ao praticá-la, você não estará no passado e nem preocupado com o futuro. Estará no presente, sentindo a pulsação do seu corpo, emocionando-se com as imagens poéticas dos movimentos e surpreendido com a percepção de aromas diversos enlevando o espírito.

Maria Lucia Lee

O que são Sopros?


Sopros são substâncias fundamentais na MTC. Eles precedem as atividades fisiológicas e são formados a partir de três fontes:

  • Sopro pré-natal: transmitido dos pais para os filhos na concepção.
  • Sopro terrestre: proveniente da assimilação dos alimentos.
  • Sopro celeste: extraído do ar que respiramos.

Estes Sopros preenchem o corpo em sua totalidade e movem-se de forma contínua, fluindo por meio dos tecidos, órgãos e vísceras. Quando sua movimentação é harmoniosa, o corpo se mantém saudável. Caso contrário, instala-se a doença.

Um Sopro é chamado perverso quando provoca obstruções ou desequilíbrios nos meridianos e funções dos órgãos e vísceras. Eles podem ser decorrentes do frio, calor, secura, poluição; ou relacionados ao transbordamento de emoções.

Além disso, no nível 2 massageamos constantemente o acuponto Huiyin (Convergência do Yin), situado no períneo, liberando e desbloqueando a energia ali localizada. Este acuponto é a raiz de três meridianos extraordinários: vaso governador (Dumai), vaso concepção (Renmai) e vaso estratégico (Chongmai). Estes três meridianos beneficiam todos os 12 meridianos regulares do corpo humano.

Este texto foi baseado no livro Treinamento Perfumado escrito por Maria Lucia Lee e editado pela Editora Pensamento.