Direto ao Ponto
O universo em torno da Práticas Chinesas (Qi Gong), será apresentado aqui em orientações curtas e simples. Esperamos que elas te aproximem desse maravilhoso mundo distante, que se abre para nós. Bom proveito! Attilio
Por que praticar as terapias chinesas?
As culturas tradicionais, destacam 4 hábitos para uma boa saúde: comer saudável, dormir bem, movimentar o corpo e buscar silêncio.
Esses quatro pilares da saúde interagem entre si. Se uma pessoa, por exemplo, sair um pouco da agitação (silêncio), reduzirá a ansiedade, talvez então coma menos, durma melhor e tenha mais disposição para se movimentar, fazer uma caminhada.
Os 4 hábitos se equilibram e predispõe uma relação mais harmônica com as pessoas e com a vida em geral.
As Práticas da Medicina Tradicional Chinesa foram criadas para a saúde. Elas são feitas em silêncio, cultivando as sutilezas dos movimentos. Nossa atenção se volta para soltura, respiração, amplitude e outros aspectos das terapias.
De quebra, nos desligamos do dia a dia o que é, por si só, bastante saudável. Experimente a nossa Praça Virtual.
Boa prática!
Como as terapias atuam no nosso corpo?
Os Qi Gongs, práticas da Medicina Tradicional Chinesa levam em conta a circulação do Qi (pronuncia-se tchi), Energia Vital. O Qi circula e regula a energia dos órgãos. Quando o organismo está equilibrado há saúde.
Todas as nossas práticas tem como base essa circulação energética, o que não impede que algumas também tenham seus propósitos específicos: O Lian Gong é uma auto fisioterapia e o IQi Gong trabalha o sistema respiratório.
Os movimentos foram criados para que a energia vital percorra nossos órgãos de forma integrada. Para potencializar essa circulação energética, conheça os 11 Princípios e trabalhe a sua prática com eles.
Boa terapia!
I Qi Gong no Outono
O pulmão é um órgão sensível. Se o tempo estiver muito seco ele sente, se estiver muito húmido, ou se o ar estiver poluído, idem!
Na vida urbana, cuidar do nosso sistema respiratório em casa é uma boa opção. A boa notícia é que, respirar de modo ordenado e amplo é, antes de mais nada, muito agradável.
O I Qi Gong foi desenvolvido para fortalecer o sistema respiratório, dentro da concepção da Medicina Chinesa, que busca a circulação do Qi, e equilíbrio dos órgãos como um todo.
Praticamos o I Qi Gong o ano inteiro, mas especialmente no outono, quando o corpo ainda está se aclimatando às quedas de temperatura e ar mais poluído, período em que os resfriados e bronquites aparecem com mais frequência.
Mas não é só isso: cultivar a respiração é importante para obter um sangue mais puro, que leva a saúde para o organismo como um todo.
Você pode experimentar o I Qi Gong a sós, entrando em Aulas Abertas, e fazendo junto ao vídeo. É grátis! Se gostar, caso queira fazer ao vivo, essas e outras práticas são oferecidas na Praça Virtual.
Abra a janela e boa prática!