menu play audio video alerta alerta-t amigo bola correio duvida erro facebook whatsapp informacao instagram mais menos sucesso avancar voltar gmais twitter direita esquerda acima abaixo item xis symbol

Lian Gong como estratégia de promoção de saúde

Via Cinco

28-Nov-2018

Uma pesquisa realizada em Belo Horizonte, mostra que praticantes de Lian Gong passaram a procurar menos os Centros de Saúde, tiveram redução nas dores, no uso de drogas e medicamentos.

Os números indicam que o Lian Gong, como uma estratégia de promoção da saúde, fornece aspectos positivos para o Sistema Público de Saúde, sugerindo a inversão no modelo assistencial.

A pesquisa foi feita já há alguns anos pela UFMG, quando foram aplicados 1.559 questionários com objetivo de conhecer o perfil dos praticantes.                                      

Veja abaixo os gráficos que mostram a influência do Lian Gong na saúde antes e depois de se tornarem praticantes:

Ver mais sobre Lian Gong - Forjando um corpo saudável

Lian Gong - Forjando um corpo saudável

Lian Gong é uma fisioterapia que você pode fazer em si mesmo.

Com  movimentos amplos, naturais e contínuos voce  restaura  partes do seu corpo, que muitas vezes não estavam sendo movimentadas adequadamente.

É uma terapia para todas as idades. Você consegue acompanhar o instrutor com relativo êxito já na primeira vez, embora extrair todo o seu potencial terapêutico, pode levar algum tempo de trabalho, pois implica em familiarizar-se com a terapia e com o próprio corpo. Esta é uma terapia que pode ser feita em qualquer lugar, não requer aparelhos ou locais para se deitar.

Faça isto em silêncio e com atenção na terapia, o que promove uma melhor circulação energética. Lembre que esta  prática traz características de Qi Gong, trabalho para obtenção de energia vital, o que também favorece os órgãos e a mente.

Conhecendo melhor este site, você vai se familiarizar com o conceito de “QI”, fala-se chi, energia vital. Na verdade, corpo, órgãos, mente são partes inseparáveis de um todo, por onde a energia corre.

No final da prática o corpo vai estar mais solto, mais vivo, com mais ânimo e tônus.

Histórico

O Lian Gong foi criado na década de 60 pelo famoso médico ortopedista chinês Dr. Zhuang Yuan Ming, para permitir aos seus pacientes que continuassem a fisioterapia depois da consulta.

Rapidamente, esta técnica se tornou muito popular na China, pelos seus benefícios à crescente população urbana, que já experimentava os efeitos do sedentarismo e lesões por esforço repetitivo (LER).

Mas foi a Maria Lucia Lee, que visitou a China em 1978 e trouxe a prática para o Brasil, onde traduziu os livros do Dr Zhuang, (veja nossa bibliografia recomendada em "Dicas” ),  e os divulgou em seu programa na TV Cultura, em cursos, palestras e criou grupos de práticas aberta ao público, entre outras iniciativas.

Atualmente o Lian Gong é a terapia mais recomendada pelo Sistema de Saúde como prática integrativa e complementar à saúde (PICS).

Há muitas pesquisas sobre os benefícios do Lian Gong para a saúde, entre as quais destacamos a promovida pela UFMG. ( saiba mais sobre esta pesquisa e as PICS em Dicas). 

É cada vez mais comum nas cidades brasileiras, a prática do Lian Gong em locais públicos, principalmente oferecidas pelas Unidades de Saúde, o que incentiva a população participar dos cuidados de sua própria saúde .