Uma pesquisa realizada em Belo Horizonte, mostra que praticantes de Lian Gong passaram a procurar menos os Centros de Saúde, tiveram redução nas dores, no uso de drogas e medicamentos.
Os números indicam que o Lian Gong, como uma estratégia de promoção da saúde, fornece aspectos positivos para o Sistema Público de Saúde, sugerindo a inversão no modelo assistencial.
A pesquisa foi feita já há alguns anos pela UFMG, quando foram aplicados 1.559 questionários com objetivo de conhecer o perfil dos praticantes.
Veja abaixo os gráficos que mostram a influência do Lian Gong na saúde antes e depois de se tornarem praticantes:
Saiba mais sobre Lian Gong - Forjando um corpo saudável
Lian Gong - Forjando um corpo saudável
Lian Gong é uma fisioterapia que você pode fazer em si mesmo.
Com movimentos amplos, naturais e contínuos voce restaura partes do seu corpo, que muitas vezes não estavam sendo movimentadas adequadamente.
É uma terapia para todas as idades. Você consegue acompanhar o instrutor com relativo êxito já na primeira vez, embora extrair todo o seu potencial terapêutico, pode levar algum tempo de trabalho, pois implica em familiarizar-se com a terapia e com o próprio corpo. Esta é uma terapia que pode ser feita em qualquer lugar, não requer aparelhos ou locais para se deitar.
Faça isto em silêncio e com atenção na terapia, o que promove uma melhor circulação energética. Lembre que esta prática traz características de Qi Gong, trabalho para obtenção de energia vital, o que também favorece os órgãos e a mente.
Conhecendo melhor este site, você vai se familiarizar com o conceito de “QI”, fala-se chi, energia vital. Na verdade, corpo, órgãos, mente são partes inseparáveis de um todo, por onde a energia corre.
No final da prática o corpo vai estar mais solto, mais vivo, com mais ânimo e tônus.
Histórico
O Lian Gong foi criado na década de 60 pelo famoso médico ortopedista chinês Dr. Zhuang Yuan Ming, para permitir aos seus pacientes que continuassem a fisioterapia depois da consulta.
Rapidamente, esta técnica se tornou muito popular na China, pelos seus benefícios à crescente população urbana, que já experimentava os efeitos do sedentarismo e lesões por esforço repetitivo (LER).
Mas foi a Maria Lucia Lee, que visitou a China em 1978 e trouxe a prática para o Brasil, onde traduziu os livros do Dr Zhuang, (veja nossa bibliografia recomendada em "Dicas” ), e os divulgou em seu programa na TV Cultura, em cursos, palestras e criou grupos de práticas aberta ao público, entre outras iniciativas.
Atualmente o Lian Gong é a terapia mais recomendada pelo Sistema de Saúde como prática integrativa e complementar à saúde (PICS).
Há muitas pesquisas sobre os benefícios do Lian Gong para a saúde, entre as quais destacamos a promovida pela UFMG. ( saiba mais sobre esta pesquisa e as PICS em Dicas).
É cada vez mais comum nas cidades brasileiras, a prática do Lian Gong em locais públicos, principalmente oferecidas pelas Unidades de Saúde, o que incentiva a população participar dos cuidados de sua própria saúde .