menu play audio video alerta alerta-t amigo bola correio duvida erro facebook whatsapp informacao instagram mais menos sucesso avancar voltar download gmais twitter direita esquerda acima abaixo item xis

Por que explorar os 11 Princípios no Lian Gong?

Atílio Fontana

Mulher praticando Qi Gong em um campo iluminado

Por que explorar os 11 Princípios no Lian Gong?

O Lian Gong é uma fisioterapia criada pelo Dr Zhuang Yuan Ming nos anos 60, primeiros tempos de vida sedentária na China.
Para nos lembrar que as Práticas não se atem exclusivamente ao corpo, ele criou os 11 Princípios, recomendando que as terapias sejam acompanhadas de olhar interno.
Para nós ocidentais, que temos o hábito de tratar o corpo como algo separado da mente, isso pode parecer distante, mas as culturas antigas sempre entenderam corpo, mente, energia, espírito, como um todo inseparável.
Os Princípios promovem, no Lian Gong, uma conexão entre o físico e o orgânico. A energia estagnada é liberada e passa a circular pelo corpo e órgãos, o que para a Medicina Tradicional Chinesa traz equilíbrio, inclusive mental.
Pôr em prática tais Princípios, pede um trabalho de atenção que gradualmente se vai conquistando, o que torna a caminhada mais viva e agradável.

Vale a pena!
Attilio

 

Os 11 princípios para a boa performance nas práticas chinesas criadas pelo Dr Zhuang

1 ATUA OBJETIVAMENTE NA NECESSIDADE
Um bom médico prescreve segundo o caso. Um bom comandante decide seus métodos segundo o inimigo ( Sun Zi “A Arte da Guerra”)
-Os exercícios são holísticos, operam na melhora de uma patologia localizada com a participação de todo o corpo;
- A objetividade, dentro de uma ação global, obtém resultados rápidos e eficazes. Movimento dispersos e espalhados diluem o resultado.

2 TREINAR COM ALEGRIA
Todas as doenças surgem das emoções. Se as emoções são leves, leves são as doenças. (Shao Young, 1011 – 1077)
O desgosto te torna velho, o riso te faz jovem (Ditado Popular)
-Para treinar com alegria não deve haver preocupações e nem ser displicente;
- A alegria não é euforia e sim entusiasmo.

3 CADÊNCIA LENTA E MOVIMENTO CONTÍNUO
A medicação segue depois da alimentação e esta, depois do exercício. Saber mover-se favorece a saúde, (Princípio das Artes Corporais Chinesas)
- Movimento de cadência lenta e de fluxo contínuo induz o qi a percorrer o corpo, levando a consciência e a ação terapêutica em seu fluxo;
- Movimentos bruscos e rápidos podem desequilibrar e machucar.

4 COORDENAR MOVIMENTO E RESPIRAÇÃO
Sem desejos nem preocupações, então respiração e movimento se tornam UM. Movimento respira e a respiração se move. (Princípio das Artes Corporais Chinesas)
-A respiração bombeia o sopro para as extremidades do corpo;
-A respiração integra o corpo, concentra e vivifica;
- A respiração é o ritmo celeste que potencializa a força interna

5 MOVIMENTO ORDENADO, ALINHADO E EQUILIBRADO
Uma Planta sem raiz não recebe os benefícios do Céu. Sem captar os benefícios do Céu, não se fortalece a raiz. (Princípio das Artes Corporais Chinesas)
- Movimentar-se de forma ordenada, com o corpo alinhado e ordenado, não gasta qi, pelo contrário, conserva-o;
- Movimentar-se desordenadamente e sem equilíbrio, provoca tensões e desgastes

6 MOVIMENTO DEVE SER AMPLO
O Dao é grandioso. Ele flui. Tendo ido longe, ele volta. (Daodejing, verso 26)
- Conquistar movimentos cada vez mais amplos, modifica estados patológicos de circulação e metabolismo;
-Movimentos amplos, que partem do centro, liberam articulações; dissolvem aderências, contraturas e inflamações. Tonificam tendões, músculos e ossos.

7 MOBILIZAR A FORÇA INTERNA
Que a intenção lidere o qi, que este dê origem à força interna e que a força interna alcance os quatro membros. (Princípios das Artes Corporais Chinesas)
-A força interna é oposta à força muscular;
-A força muscular nasce do músculo, é limitada, mecânica, e não tem continuidade. Diminui com a idade, quando tendões, músculos e ossos declinam;
- A força interna nasce do “qi verdadeiro”, é ilimitado e flui incessantemente quando requisitada por uma intenção que o direcione.

8 É PRIORITÁRIO “OBTER O QI”
O sábio é guiado pelo que sente e não pelo que vê. (Daodejing, verso 12).
Aonde chega o Qi chega o efeito terapêutico; a presença do qi é percebida pelas sensações de "dor azeda”, intumescimento, peso ou ardor na região focalizada; Se não há percepção de sensações, não há obtenção do Qi.

9 PRATICAR COM DOSAGEM ADEQUADA
Trabalhar sem se desgastar, saborear o sem sabor, tornar o pequeno magnífico, aumentar o pouco, ver a simplicidade na complexidade, realizar o grande nas pequenas coisas. (Daodejing verso 63)
-Pessoas debilitadas devem realizar exercícios na dosagem adequada;
-À medida que o praticante for se fortalecendo, a intensidade e frequência dos exercícios devem ser aumentados gradativamente.

10 APERFEIÇOAR A PRÁTICA GRADATIVAMENTE
Aquele que sabe que não sabe, é sábio. Aquele que ignora que não sabe, é ignorante.                       (Provérbio Chinês)
-Após aprender o esboço geral deve-se, a cada dia, aperfeiçoar a prática e o conhecimento de si próprio;
- Deve-se evitar a mera repetição mecânica dos exercícios.

11 PREVENIR E TRATAR DOENÇAS DEPENDE DA PERSISTENCIA E REGULARIDADE DAS PRÁTICA
O aluno sábio ouve sobre o Dao e o pratica diligentemente. O aluno médio ouve o Dao e  pratica de vez em quando. O aluno tolo ouve sobre o Dao e ri. (Daodejing verso 41)
Transformar músculos, tendões e ossos doentes em saudáveis e dissolver a estagnação do sangue e retardamento do Qi, somente é possível com práticas regulares e realizadas com entusiasmo.