Prática Matinal - Zu Yen Su
Composto por 8 exercícios de execução simples que potencializam o yang qi.
Esta é uma prática para acordar bem! Com 10 minutos, ainda na cama, você pode começar o seu dia, assim como uma flor começa o dia dela: sentindo a forte pulsação da natureza, que vem com a sua energia Yang, matutina, que nos impulsiona, sem pressa, para a vida!
Zu Yen Su é uma Prática Matinal desenvolvida pelo Dr. Hu Yao Zhen, médico da Medicina Tradicional Chinesa e mestre de Qigong (práticas de cultivo do qi, energia vital).
Foi transmitida no Brasil pela sua filha Dra. Hu Yue Xien, durante o Seminário de Qigong realizado no Centro de Educação em Saúde do Sesc-SP nos dias 29 e 30 de agosto de 1998.
Este método é composto de 8 exercícios, a ser realizada pela manhã.
De execução simples (leva cerca de 10 minutos) e resulta em muitos benefícios para o praticante por potencializar o yang qi (vitalidade) atuando na harmonização dos 5 sopros.
Objetivos
Permitir o despertar pleno da exalação do yang qi (sopro criativo), a cada manhã, beneficiando as funções dos órgãos e vísceras, cuja vitalidade e harmonia manifesta-se na juventude do rosto e vivacidade dos sentidos.
Metodologia
A MTC considera o ser humano como uma parte organicamente integrada ao universo; as mutações de yín/yang no ser humano e na natureza estão intimamente relacionadas e se influenciam mutuamente.
A força do yang deve deslocar-se todos os dias no sentido do exterior. Ao nascer do dia, a exalação do ser humano anima-se, ao meio dia a exalação do yang é a mais abundante; quando o sol se desloca para o ocidente, o yang declina, e sua força torna-se sem substância e a porta da exalação fecha-se. O livro de Medicina do Imperador AmareloOs exercícios do Zu Yen Su, foram elaborados de forma a potencializar o nascimento e o desenvolvimento da exalação yang (yang qi) para que esta atue na vivacidade de nossos sentidos (visão, audição, olfato, paladar e tato) e na proteção de nosso corpo.
Desta forma, ao se preservar o yang qi, o yin qi também se fortalecerá e não se esgotará, permitindo um equilíbrio harmonioso do yin/yang.