menu play audio video alerta alerta-t amigo bola correio duvida erro facebook whatsapp informacao instagram mais menos sucesso avancar voltar download gmais twitter direita esquerda acima abaixo item xis

Curso aberto - Auto percussão

Auto percussão

As vibrações produzidas nas percussões permitem soltar as toxinas das fáscias, harmonizar os órgãos internos, músculos e tendões. Além disto, recupera os espaços articulares permitindo a livre circulação do sopro (QI) e do sangue por todo o corpo.

Essa prática é um hábito corrente e tradicional na China. As pessoas instintivamente percutem-se, principalmente para liberar as toxinas do corpo.

A Medicina Tradicional Chinesa (MTC) partiu da observação dessas vivências populares para desenvolver métodos de percussões terapêuticos. Esses métodos são eficazes no tratamento de dores, desequilíbrios no corpo e favorecem a consciência corporal, aumentando a vitalidade.

A percussão é uma das estratégias para a liberação miofascial, tanto em voga hoje em dia. Fáscia, que é a membrana do tecido localizado logo abaixo da pele e que cobre os músculos, podem endurecer e sofrer lesões. A percussão ajuda a dissolver estes pontos rígidos, devolvendo a sua elasticidade natural.

Após anos de estudos sobre a Medicina Tradicional Chinesa e suas práticas para obtenção de energia vital (Qi Gong), Maria Lucia Lee criou sua versão da Auto Percussão para Vitalidade. O resultado é uma sequência em que acupontos importantes são vibrados, trazendo um maior fluxo de sangue e energia vital (QI), para o local.

Percuta com atitude curiosa, em busca de restaurar e energizar a região em foco.
Regule a força com que vai percutir de forma que haja tônus, mas não machuque. A área atingida não deve ficar tensa. Queremos vibrar essa região.

Pode experimentar! Boa experiência!

Autopercussão para Vitalidade

Saiba mais sobre os 11 princípios para a boa performance nas práticas chinesas

os 11 princípios para a boa performance nas práticas chinesas

Os Princípios da Prática em 11 Frases

(Interpretação de Maria Lucia Lee)

1 ATUA OBJETIVAMENTE NA NECESSIDADE

Um bom médico prescreve segundo o caso. Um bom comandante decide seus métodos segundo o inimigo ( Sun Zi “A Arte da Guerra”)

. Os exercícios são holísticos, operam na melhora de uma patologia localizada com a participação de todo o corpo;

. A objetividade, dentro de uma ação global, obtém resultados rápidos e eficazes. Movimento dispersos e espalhados diluem o resultado.

2 TREINAR COM ALEGRIA

Todas as doenças surgem das emoções. Se as emoções são leves, leves são as doenças. (Shao Young, 1011 – 1077)

O desgosto te torna velho, o riso te faz jovem (Ditado Popular)

. Para treinar com alegria não deve haver preocupações e nem ser displicente;

. A alegria não é euforia e sim entusiasmo.

3 CADÊNCIA LENTA E MOVIMENTO CONTÍNUO

A medicação segue depois da alimentação e está, depois do exercício. Saber mover-se favorece a saúde, (Princípio das Artes Corporais Chinesas)

. Movimento de cadência lenta e de fluxo contínuo induz o qi a percorrer o corpo, levando a consciência e a ação terapêutica em seu fluxo;

. Movimentos bruscos e rápidos podem desequilibrar e machucar.

4 COORDENAR MOVIMENTO E RESPIRAÇÃO

 Sem desejos nem preocupações, então respiração e movimento se tornam UM. Movimento respira e a respiração se move. (Princípio das Artes Corporais Chinesas)

. A respiração bombeia o sopro para as extremidades do corpo;

. A respiração integra o corpo, concentra e vivifica;

. A respiração é o ritmo celeste que potencializa a força interna

5 MOVIMENTO ORDENADO, ALINHADO E EQUILIBRADO

Uma Planta sem raiz não recebe os benefícios do Céu. Sem captar os benefícios do Céu, não se fortalece a raiz. (Princípio das Artes Corporais Chinesas)

. Movimentar-se de forma ordenada, com o corpo alinhado e ordenado, não gasta qi, pelo contrário, conserva-o;

. Movimentar-se desordenadamente e sem equilíbrio, provoca tensões e desgastes

 6 MOVIMENTO DEVE SER AMPLO

O Dao é grandioso. Ele flui. Tendo ido longe, ele volta. (Daodejing, verso 26)

. Conquistar movimentos cada vez mais amplos, modifica estados patológicos de circulação e metabolismo;

. Movimentos amplos, que partem do centro, liberam articulações; dissolvem aderências, contraturas e inflamações. Tonificam tendões, músculos e ossos.

7 MOBILIZAR A FORÇA INTERNA

Que a intenção lidere o qi, que este dê origem à força interna e que a força interna alcance os quatro membros. (Princípios das Artes Corporais Chinesas)

. A força interna é oposta à força muscular;

. A força muscular nasce do músculo, é limitada, mecânica, e não tem continuidade. Diminui com a idade, quando tendões, músculos e ossos declinam;

. A força interna nasce do “qi verdadeiro”, é ilimitado e flui incessantemente quando requisitada por uma intenção que o direcione.

8 É PRIORITÁRIO “OBTER O QI”

 O sábio é guiado pelo que sente e não pelo que vê. (Daodejing, verso 12)

. Onde chega o qi, chega o efeito terapêutico;

. A presença do qi é percebida pelas sensações de “dor azeda”, intumescimentos, peso e ardor na região focalizada;

. Se não há percepção de sensações, não há obtenção do qi.

9 PRATICAR COM DOSAGEM ADEQUADA

Trabalhar sem se desgastar, saborear o sem sabor, tornar o pequeno magnífico, aumentar o pouco, ver a simplicidade na complexidade, realizar o grande nas pequenas coisas. (Daodejing verso 63)

. Pessoas debilitadas devem realizar exercícios na dosagem adequada;

. A medida que o praticante for se fortalecendo, a intensidade e frequência dos exercícios devem ser aumentados gradativamente.

10 APERFEIÇOAR A PRÁTICA GRADATIVAMENTE

Aquele que sabe que não sabe, é sábio. Aquele que ignora que não sabe, é ignorante.                       (Provérbio Chinês)

. Após aprender o esboço geral deve-se, a cada dia, aperfeiçoar a prática e o conhecimento de si próprio;

. Deve-se evitar a mera repetição mecânica dos exercícios.

11 PREVENIR E TRATAR DOENÇAS DEPENDE DA PERSISTENCIA E REGULARIDADE DAS PRÁTICA

O aluno sábio ouve sobre o Dao e o pratica diligentemente. O aluno médio ouve o Dao e o pratica de vez em quando. O aluno tolo ouve sobre o Dao e ri. (Daodejing verso 41)

Transformar músculos, tendões e ossos doentes em saudáveis e dissolver a estagnação do sangue e retardamento do Qi, somente é possível com práticas regulares e realizadas com entusiasmo.