Curso aberto - I Qi Gong
I Qi Gong - beneficiamento dos sopros vitais
Esta é uma terapia que aumenta a capacidade do sistema respiratório, melhora a circulação e dinamiza o metabolismo em geral.
Danielli Mendes
O I Qi Gong faz parte do Lian Gong. Juntos são as terapias mais oferecidas pelo nosso Sistema de Saúde como Prática Integrativa e Complementar (PICS).
Há muitas pesquisas sobre os benefícios do Lian Gong para a saúde, entre as quais destacamos a promovida pela UFMG. (Saiba mais sobre esta pesquisa em Para Praticantes).
Esta prática é indicada para quem quer cuidar do sistema respiratório de forma preventiva, ou de forma curativa.
Ela foi criada nos anos 70 pelo Dr. Zhuang Yuan Ming e trazida ao Brasil pela Maria Lucia Lee, alguns anos mais tarde. Em contato com pacientes que tinham bronquite e asma, Dr. Zhuang observou que, tratados só com remédios, frequentemente havia recaídas da doença, e então resolveu criar esta prática específica para isso.
Ela aumenta a quantidade de oxigênio nos pulmões, melhora o sistema circulatório e dinamiza o metabolismo em geral.É uma terapia para todas as idades e pode ser feita em qualquer lugar. Também não requer aparelhos ou locais para se deitar.
Fazendo em silêncio e com atenção, além de melhorar a respiração, amplia a circulação energética. Lembre-se que essa prática traz características de Qi Gong, trabalho para obtenção de energia vital, o que também favorece os órgãos e a mente.
Conhecendo melhor este site, você vai se familiarizar com o conceito de “Qi” (fala-se chi), energia vital. Na verdade, corpo, órgãos, mente são partes inseparáveis de um todo, por onde a energia corre.
Seguindo os 11 Princípios (abaixo), que ensina aspectos dos movimentos envolvendo respiração e estado de espírito, você atua na circulação energética, como pretende os Qi Gong. Conhecendo melhor as práticas, você vai se familiarizar com o conceito de “QI” (fala-se chi), Energia Vital. Na verdade, corpo, órgãos, mente são partes inseparáveis de um todo.
No final da prática o corpo estará mais solto e mais vivo. Você vai conseguir praticar junto com o vídeo abaixo, com relativo sucesso já na primeira vez, embora extrair todo o seu potencial terapêutico, pode levar algum tempo de trabalho, pois implica em familiarizar-se com a terapia e com o seu próprio corpo.
É recomendado usar parênteses na introdução de explicações, comentários, considerações e reflexões sobre algo que foi mencionado na frase.
I Qi Gong em 18 terapias
Áudio para a prática
Série completa do I Qi Gong com Danielli Mendes
- O primeiro passo é continuar praticando com o vídeo acima. Naturalmente você vai precisando menos dele, o que te permite sentir mais as partes que estão sendo trabalhadas.
- O segundo passo, após se familiarizar ao vídeo acima, é praticar com as séries abaixo, para conhecer mais a fundo as especificidades das terapias. Pratique com o vídeo da 1ª série até assimilar, a seguir faça o mesmo com a segunda série e assim por diante. Observe que há uma descrição dos erros mais frequentes e ação terapêutica de cada terapia.
-
vídeo parcial e detalhes - I Qi Gong 1
I Qi Gong 1
Exercícios para tratamento de doenças respiratórias
-
Respiração Natural
- Fortalece e melhora a elasticidade dos músculos respiratórios, principalmente o diafragma. Elimina toxinas e desbloqueia as vias respiratórias elevando a capacidade das suas funções.
- Benefícios: Melhora o suprimento de oxigênio no organismo e elimina o gás carbônico. Atenua tosse, catarro e asma.
- Evite respiração rápida, forçada, presa e ombros levantados.
- Postura dos pés: largura do ombro
-
Expirar, Inspirar e Fortalecer o Qi
- Melhora a função do coração e pulmão através da expansão do tórax. Quando o tórax se expande, potencializa a respiração, melhorando o fluxo do Qi e a absorção de oxigênio nos pulmões.
- Benefícios: Atenua sintomas de opressão no peito, respiração curta e rápida, dificuldade em respirar.
- Erros mais frequentes: Não estender bem os braços no movimento lateral
- Postura dos pés: juntos
-
Estender as Asas e assimilar o Qi
- Aumenta a movimentação do diafragma e permite que a respiração se alongue.
- Benefícios: Alivia a opressão no peito e prisão de ventre.
- Evite: O corpo inclinado para frente, palma da mão da frente não erguida.
- Postura dos pés: juntos
-
Avançar, Agachar e Eliminar o Qi Nocivo
- Aumenta a expansão e contração dos músculos do peito e amplitude da movimentação do diafragma, permitindo inspirar maior quantidade de ar fresco e eliminam as impurezas do pulmão.
- Benefícios: Alivia sintomas de peito abafado e prisão de ventre.
- Erros mais frequentes: Ao se agachar curvar o tronco para frente.
- Postura dos pés: juntos
-
-
vídeo parcial e detalhes - I Qi Gong 2
I Qi Gong 2
Exercícios para tratamento de doenças respiratórias, continuação
-
Massagear o peito e ordenar o Qi
- Desbloqueia os meridianos Yin, elevando a capacidade funcional de todos os órgãos e vísceras
- Benefícios: alivia tosse, asma, respiração acelerada, dor/ opressão no peito, constipação, dor de estomago e de barriga, distensão abdominal.
- Erros mais frequentes: Massagear a barriga e o peito de forma superficial ou com força demasiada; falta de coordenação entre movimento e respiração.
- Postura dos pés: largura do ombro
-
Massagear a Face e Aquecer o Qi
- Estimula a circulação na cabeça e face, elevando a temperatura interna das fossas nasais. Com isto, o ar se amorna ao penetrar nas narinas diminuindo o impacto do ar frio.
- Benefícios: Alivia sintomas de nariz entupido, gripe, tosse e dor de cabeça.
- Erros mais frequentes: as mãos não estão aderidas ao rosto, falta de coordenação com a respiração.
- Postura dos pés: largura do ombro
-
Massagear a Garganta e Acalmar o Qi
- Elimina disfunções da garganta e das vias respiratórias, acalmando a asma, fazendo cessar a tosse e fazendo fluir melhor a respiração. Atuam diretamente nos meridianos
- Benefícios: Assentar o qi rebelde. Dificuldade para engolir. Pescoço inchado.
- Postura dos pés: largura do ombro
-
Massagear a nuca e aliviar o Qi
- Massagear os pontos VG14 e Dingchuan (B1, extra)
- Benefícios: Alivia sintomas de bronquite, asma, tosse e dispneia.
- Postura dos pés: largura do ombro
-
Percutir o Peito e Soltar o Qi
- Auto percussão nos pontos do peito e das costas, relaxa os músculos dessa região, desbloqueia o meridiano do pulmão, faz fluir o qi e o sangue atuam diretamente nos meridianos
- Benefícios: aliviar sintomas de tosse, asma, secreções e dificuldade para engolir
- Postura dos pés: largura do ombro
-
-
vídeo parcial e detalhes - I Qi Gong 3
I Qi Gong 3
Exercícios para tratamento de doenças respiratórias, continuação
-
Levantar o braço e expandir o Qi
- Amplia a área de movimentação do tórax e libera a circulação do qi. Promove a movimentação de subida e descida do diafragma, exercitando-o plenamente e tornando a respiração mais profunda. Massageia os órgãos internos facilitando a digestão e a absorção do aparelho gastrointestinal.
- Benefícios: alivia sintomas de peito oprimido, respiração apressada, bronquite e disfunção gastrointestinal.
- Postura dos pés: largura do ombro
-
Abrir o Peito e Fazer Fluir o Qi
- O trabalho com a região do quadril e membros inferiores, postura do arco e flecha, amplia a área de movimentação do peito, expande o tórax e libera a circulação do qi; amplia a movimentação do diafragma e o volume de ar respirado; ordena a função coração e pulmão, faz fluir o qi nos meridianos dos rins e pulmões e aumenta a vitalidade.
- Benefícios: aliviar sintomas de peito oprimido, debilidade física, respiração apressada.
- Postura dos pés: largura de dois ombros
-
As Palmas fazem o Qi Circular
- A movimentação dos 4 membros e do corpo no sentido de erguer e abaixar, coordenados com o treinamento de uma respiração profunda e longa, desbloqueia os meridianos e harmoniza a respiração, promovendo a circulação sanguínea por todos os músculos do respiratórios. Benefícios: alivia doenças do sistema respiratório e fortalece o corpo físico.
- Postura dos pés: largura do ombro
-
Ligar o Qi Superior e Inferior
- Erguer e abaixar as articulações dos quatro membros exercita a movimentação do corpo inteiro, faz fluir o qi e o sangue, libera a respiração, ordena o baço-estomago, liga o qi superior e aumenta a resistência às doenças.
- Benefícios: Trata de doenças do sistema respiratório e debilidade do corpo, dores na região da cintura e dos 4 membros.
- Postura dos pés: largura de um ombro e meio
-
Girar a Cintura e Afrouxar o Qi
- Destina-se a suavizar e soltar as articulações da coluna lombar, relaxar os grupos musculares da parte superior do corpo, movimentar o diafragma para cima e para baixo, treinando a capacidade respiratória, e aumentar o suprimento de oxigênio nos pulmões. Fortalece os rins e região lombar. Trabalha a coluna, liberando espaço na região da lombar e fazendo fluir a energia dos rins.
- Benefícios: alivia sintomas de peito oprimido, cansaço nas costas e região lombar, respiração ofegante.
- Postura dos pés: largura do ombro
-
-
vídeo parcial e detalhes - I Qi Gong 4
I Qi Gong 4
Exercícios para tratamento de doenças respiratórias, continuação
-
Inclinar para Frente e para Trás e Suprir o Qi
- Aumenta a força muscular da região lombar e abdominal, suprindo essência aos rins, para fortalecer o corpo. Trabalha a coluna, liberando espaço na região da lombar e fazendo fluir a energia dos rins.
- Benefícios: potencializar o qi dos rins; alivia fadiga e debilidade; fortalecer a região lombar e pernas.
- Postura dos pés: largura do ombro
-
Alternar o Peso e Fortalecer o Qi
- Potencializa a movimentação dos músculos do corpo todo, torna a respiração mais vigorosa e profunda, estimulando a circulação do qi e do sangue permitindo que oxigênio e nutrientes alcancem todos os membros.
- Benefícios: tratar de desequilíbrios do sistema respiratório, debilidade física e movimentação comprometida dos membros superiores e inferiores.
- Postura dos pés: largura de dois ombros
-
Fortalecer o Qi Correto
- Intensifica-se o exercício do músculo do diafragma, movimentando-se para cima e para baixo; intensifica-se a circulação do qi dos pulmões; acelera-se o metabolismo e promove-se a circulação do qi e do sangue, aumentando a capacidade do corpo de defender as doenças.
- Benefícios: fortalecer o corpo físico
- Postura dos pés: largura de um ombro e meio
-
Levantar a Perna e Movimentar o Qi
- Alonga os músculos do peito e do abdômen, relaxa a musculatura do corpo, flexibiliza os tendões, aviva os meridianos, harmoniza as funções do coração e dos pulmões. Homogeneíza a respiração, recupera a movimentação fisiológica natural aumentando a força das pernas, ordena o equilíbrio do corpo físico e retarda a velhice.
- Benefícios: trabalha estabilidade e equilíbrio.
- Postura dos pés: juntos
-
- O terceiro passo em Aulas Abertas é praticar só com o áudio, que fica abaixo do vídeo completo. Esse talvez seja o passo mais importante na sua evolução, pois não só te liberta do vídeo, mas abre a incrível possibilidade de outras pessoas fazerem essa prática com você.
Há milhares de grupos fazendo essas terapias em praças, unidades de saúde, condomínios, ou por vídeo conferência. A maioria faz pelo prazer de fazer, outros como uma fonte de renda, mas todos estão criando um hábito precioso ao seu redor. Faça isto você também!
-O quarto passo na sua evolução, é fazer um dos nossos cursos em Aulas Ao Vivo, onde o professor poderá aprimorar seus movimentos e ensinar muitas coisas novas. A Via Cinco é uma empresa sem fins lucrativos, por isso cobramos valores bastante reduzidos, sem abrir mão da qualidade.