Curso aberto - Harmonização dos Sopros
Harmonização dos Sopros
“Os movimentos têm firmeza e suavidade, plenitude e vacuidade, paz e tranquilidade.”
Maria Lucia Lee
Harmonização dos Sopros em 24 terapias promove trocas energéticas entre os órgãos, em busca de equilíbrio orgânico. Para a Medicina Tradicional Chinesa, nosso corpo é regido por uma Rede de Animação, na qual circula a energia (Qi) de um órgão ao outro. Quando isto acontece, há harmonia e saúde.
Em 1988 foi publicado o livro Tai Ji Qi Gong em 28 exercícios elaborado por Dr. Li Ding – Editora Pensamento, com a tradução e revisão de Maria Lucia Lee, que passou a praticar e oferecer ao público nos seus Cursos e Aulas.
Com mais de duas décadas de contato assíduo com esta Terapia, Maria Lucia Lee criou a Harmonização dos Sopros, que é baseada no Tai Ji Qi Gong, mas com adequações voltadas às necessidades atuais.
Simplesmente pratique com o vídeo abaixo. Observe que não há tensão nos movimentos.
Eles são feitos com respiração tranquila, e se possível, longa, lenta e homogênea. Dessa maneira, os glóbulos vermelhos podem levar mais oxigênio para nutrir as células do seu corpo.
A movimentação desenvolve-se de um exercício ao outro continuamente, sem quebras, ou interrupções.
A intenção Yi gera movimentos suaves e harmoniosos dos sopros vitais Qi.
Cultive atenção nos movimentos. É natural dispersar, desviar a sua mente para fora da terapia. Quando isso acontecer, gentilmente volte a se concentrar no aqui e agora. Assim o fluxo de pensamentos impulsiona o movimento da vida no seu corpo.
Acima, a terapia interpretada pela sua criadora Maria Lucia Lee e abaixo com nossa professora Sandra Kuwer
Pratique, se possível, diariamente. Naturalmente você vai se familiarizando, e dependendo menos do vídeo, o que permite sentir melhor o trabalho que está sendo realizado. Mas não tenha pressa! Faça os progressos no seu ritmo.
Depois de um tempo, um passo interessante é aprender a fazer a prática sem olhar o vídeo. Algumas pessoas escrevem o nome dos exercícios em sequência e praticam diante das anotações, para não depender do vídeo para praticar. Você pode por uma música calma ou cultivar o silêncio..... em contato consigo mesmo.
Esse é um passo importante na sua evolução e abre a incrível possibilidade de outras pessoas fazerem a Prática com você.
Há muitos grupos praticando Qi Gongs em praças, unidades de saúde, condomínios, videoconferência etc. A maioria faz pelo prazer de fazer, outros como trabalho, mas todos estão criando um hábito precioso ao seu redor. Faça isto você também!
E mais adiante, se quiser lapidar os seus movimentos e conhecer melhor as intenções que norteiam a Prática, talvez seja interessante fazer o Workshop Harmonização dos Sopros, com a professora Sandra Kuwer em Aulas ao Vivo, abaixo.
Aproveite!