menu play audio video alerta alerta-t amigo bola correio duvida erro facebook whatsapp informacao instagram mais menos sucesso avancar voltar download gmais twitter direita esquerda acima abaixo item xis

Curso aberto - Harmonização dos Sopros

Harmonização dos Sopros

“Os movimentos têm firmeza e suavidade, plenitude e vacuidade, paz e tranquilidade.”

Maria Lucia Lee

Harmonização dos Sopros em 24 terapias promove trocas energéticas entre os órgãos, em busca de equilíbrio orgânico. Para a Medicina Tradicional Chinesa, nosso corpo é regido por uma Rede de Animação, na qual circula a energia (Qi) de um órgão ao outro. Quando isto acontece, há harmonia e saúde.

Em 1988 foi publicado o livro Tai Ji Qi Gong em 28 exercícios elaborado por Dr. Li Ding – Editora Pensamento, com a tradução e revisão de Maria Lucia Lee, que passou a praticar e oferecer ao público nos seus Cursos e Aulas.

Com mais de duas décadas de contato assíduo com esta Terapia, Maria Lucia Lee criou a Harmonização dos Sopros, que é baseada no Tai Ji Qi Gong, mas com adequações voltadas às necessidades atuais.
Simplesmente pratique com o vídeo abaixo. Observe que não há tensão nos movimentos.

Eles são feitos com respiração tranquila, e se possível, longa, lenta e homogênea. Dessa maneira, os glóbulos vermelhos podem levar mais oxigênio para nutrir as células do seu corpo.
A movimentação desenvolve-se de um exercício ao outro continuamente, sem quebras, ou interrupções.

A intenção Yi gera movimentos suaves e harmoniosos dos sopros vitais Qi.

Cultive atenção nos movimentos. É natural dispersar, desviar a sua mente para fora da terapia. Quando isso acontecer, gentilmente volte a se concentrar no aqui e agora. Assim o fluxo de pensamentos impulsiona o movimento da vida no seu corpo.

Pratique, se possível, diariamente. Naturalmente você vai se familiarizando, e dependendo menos do vídeo, o que permite sentir melhor o trabalho que está sendo realizado. Mas não tenha pressa! Faça os progressos no seu ritmo.

Depois de um tempo, um passo interessante é aprender a fazer a prática sem olhar o vídeo. Algumas pessoas escrevem o nome dos exercícios em sequência e praticam diante das anotações, para não depender do vídeo para praticar. Você pode por uma música calma ou cultivar o silêncio..... em contato consigo mesmo.

Esse é um passo importante na sua evolução e abre a incrível possibilidade de outras pessoas fazerem a Prática com você.
Há muitos grupos praticando Qi Gongs em praças, unidades de saúde, condomínios, videoconferência etc. A maioria faz pelo prazer de fazer, outros como trabalho, mas todos estão criando um hábito precioso ao seu redor. Faça isto você também!

E mais adiante, se quiser lapidar os seus movimentos e conhecer melhor as intenções que norteiam a Prática, talvez seja interessante fazer o Workshop Harmonização dos Sopros, com a professora Sandra Kuwer em Aulas ao Vivo, abaixo.

Aproveite!

Saiba mais sobre Tai Ji Qi Gong em 18 Exercícios

Tai Ji Qi Gong em 18 Exercícios

Tai Chi Qi Gong em 28 terapias é uma prática corporal que reúne os benefícios do Tai Chi Chuan e dos Qi Gongs (sopro vital).

A movimentação desenvolve-se de um exercício ao outro continuamente, sem quebras, ou interrupções. Os movimentos suaves e harmoniosos são uma combinação da intenção Yi, do sopro vital Qi e do espírito Shen.

É uma prática antiga e muito popular na China, de cultivo da saúde, através de movimento e repouso. Os praticantes devem observar os seguintes aspectos:

  • Regular o ritmo da respiração. Ela deve ser profunda, longa, lenta e homogênea. Dessa maneira, os glóbulos vermelhos podem levar mais oxigênio para nutrir todas as células do corpo, especialmente as células germinativas, as células dos órgãos sólidos Zang e dos órgãos ocos Fu.
  • Movimentos corretos e harmoniosos. Observe que não há tensão, os movimentos são arredondados, para facilitar o fluxo energético.
  • Ênfase na concentração interna, ou seja, o fluxo de pensamentos deve regular e proteger o cérebro. Eles manifestam a função do Qi (energia vital) e impulsionam o movimento da vida no corpo. Principalmente para quem vai praticar sozinho, observe o semblante e a calma com que o Dr Li Ding se movimenta.
  • Se o praticante não consegue direcionar o seu fluxo de pensamentos e concentrar-se no contexto da prática, dificilmente irá alcançar os objetivos dessa prática.

Esta prática foi recriada pelo Dr Li Ding, médico chinês, que atuou intensamente na área de pesquisa, bem como na direção de diversas instituições de acupuntura e de Qi Gong. Escreveu e compilou vários livros sobre Medicina Tradicional Chinesa, acupuntura e Qi Gong, alguns dos quais, editados em mais de 50 países.

Ainda hoje, ele investiga e utiliza a Medicina Tradicional Chinesa como método principal de tratamento e prevenção de doenças, complementando-a com a medicina ocidental.

Depois de estudar Tai Chi Qi Gong em 18 terapias, concluí que esse era um excelente método de prática corporal e muito fácil de ser amplamente difundido. No entanto, se alguns dos exercícios desse método fossem transformados em movimentos que levassem em consideração tanto o lado esquerdo quanto o direito e se fossem acrescentados alguns novos exercícios, o método ficaria próximo da perfeição.

Posteriormente, tive a oportunidade de apresentar as minhas descobertas em diversos países e foram muito bem recebidas por especialistas em Tai Chi Qi Gong. escreveu o Dr Li Ding.

Com esta introdução, você já pode praticar junto ao vídeo. Posteriormente, havendo interesse, você pode pesquisar mais, obter o livro, ou mesmo fazer cursos.

Este texto foi baseado no livro Tai ji Qi Gong em 28 exercícios, elaborado pelo Dr Li Ding. Tradução de Maria Lucia Lee e Carmen Fisher. Revisão/adaptação de Maria Lucia Lee. Editora Pensamento.