menu play audio video alerta alerta-t amigo bola correio duvida erro facebook whatsapp informacao instagram mais menos sucesso avancar voltar download gmais twitter direita esquerda acima abaixo item xis

Curso aberto - Tai Ji Qi Gong em 18 terapias

Tai Ji Qi Gong em 18 terapias

Tai Chi Qi Gong é uma prática corporal para a harmonização dos sopros vitais. Os movimentos têm firmeza e suavidade, plenitude e vacuidade, paz e tranquilidade.

Danielli Mendes

Tai Ji Q Gong em 18 terapias é praticada há séculos na China. Ele é voltado para a harmonização dos sopros vitais, ou seja, um Qi Gong puro. Para a Medicina Tradicional Chinesa, o nosso corpo é regido por uma Rede de Animação, em que circula energia (Qi) de um órgão ao outro. Quando isto acontece de forma plena, há equilíbrio e saúde.
Observe que não há tensão, os movimentos são arredondados, para facilitar o fluxo energético.
Regule o ritmo da respiração. Ela deve ser profunda, longa, lenta e homogênea. Dessa maneira, os glóbulos vermelhos podem levar mais oxigênio para nutrir todas as células do corpo, especialmente as células germinativas, as células dos órgãos sólidos Zang e dos órgãos ocos Fu.
A movimentação desenvolve-se de um exercício ao outro continuamente, sem quebras, ou interrupções.

Os movimentos suaves e harmoniosos são uma combinação da intenção Yi, do sopro vital Qi e do espírito Shen

Cultive atenção em movimentar-se com a atitude correta. É natural dispersar, desviar a sua atenção para fora da terapia. Quando isso acontecer, gentilmente volte a se concentrar no aqui e agora. Assim o fluxo de pensamentos impulsiona o movimento da vida no corpo. Esse é o caminho para a sua evolução no Tai Ji Qi Gong. Conheça os princípios para a boa prática de Qi Gong, que está logo abaixo.

Tai Ji Qi Gong

- O primeiro passo é praticar com o vídeo acima.  Procure sentir os movimentos. Naturalmente você vai se familiarizando, deixa de olhar o tempo todo para a tela, o que te permite sentir o trabalho que está sendo realizado. Mas não tenha pressa! Faça os progressos no seu ritmo.

- O segundo passo é fazer a prática sem olhar o vídeo. Algumas pessoas escrevem o nome dos exercícios em sequência e praticam diante das anotações. Você pode por uma música calma, ou fazer em silêncio. O mais importante é que se prepare para praticar em contato consigo mesmo.
Esse é um passo importante na sua evolução, pois não só liberta do vídeo, mas abre a incrível possibilidade de outras pessoas fazerem o Tai Ji Qi Gong com você.
Há muitos grupos praticando Qi Gongs em praças, unidades de saúde, condomínios, videoconferência etc. A maioria faz pelo prazer de fazer, outros cobram, mas todos estão criando um hábito precioso ao seu redor. Faça isto você também!

- O terceiro passo, seria fazer um Workshop de Tai Ji Qi Gong com a professora Danielli Mendes em Aulas Ao Vivo. Lá o seu movimento vai ser lapidado, além de conhecer melhor a essência da Medicina Tradicional Chinesa da qual os princípios abaixo derivam.