menu play audio video alerta alerta-t amigo bola correio duvida erro facebook whatsapp informacao instagram mais menos sucesso avancar voltar download gmais twitter direita esquerda acima abaixo item xis

Curso aberto - Treinamento Perfumado

Treinamento Perfumado

Esta prática budista, que existe há mais de dois mil anos, foi desenvolvida por um monge que se chamava Bu Ju, com base nas tradições Chan (Zen).

Esta prática budista existe há mais de dois mil anos e foi desenvolvida por um monge que se chamava Bu Ju, com base nas tradições Chan (Zen).

Atualmente o Treinamento Perfumado, ou Xiang Gong, é praticado por milhões de chineses e difundido por vários países, em virtude de seus benefícios para a saúde.

Embora a vertente da saúde seja predominante, você pode explorá-lo como na origem, em que o gesto, a flor, o perfume e o sorriso estão sempre presentes. Estes são símbolos que o ligam ao Budismo Chan (Zen) e transformam a sua experiência em um bem-estar pleno, o que é ainda mais saudável.

O Treinamento Perfumado é uma prática corporal terapêutica que trabalha a manutenção da vida, “expulsando as doenças” no nível 1, para depois “nutrir e reconstruir”, no nível 2:

Treinamento Perfumado Nível 1

Fortalece os Sopros de defesa (saiba mais) e expulsa as “doenças” (sopros perversos), por meio de 15 movimentos realizados pelos antebraços e mãos em várias direções, mantendo a estabilidade do corpo.

Com isto, estimulamos e desbloqueamos os meridianos que correm pelos membros superiores, fortalecendo as funções dos órgãos e meridianos da região, que são 6:

Três meridianos yin pertencentes ao pulmão, coração e pericárdio. Eles partem da cavidade torácica, se tornando superficiais e correndo pelo aspecto medial dos membros superiores.

Três meridianos yang que correm pelo aspecto lateral dos membros superiores que, subindo alcançam a cabeça e descendo se ligam às suas vísceras do intestino grosso, intestino delgado e triplo aquecedor.

É praticado por meio de 15 movimentos nos antebraços e mãos em várias direções.
Com isto, estimulamos e desbloqueamos os meridianos que correm pelos membros superiores, fortalecendo as funções dos órgãos e meridianos da região.

 

Treinamento Perfumado - nível 1

Áudio para a prática

Baixar o arquivo de áudio

Treinamento Perfumado - Nível 1

- O primeiro passo é praticar com o vídeo acima.  Procure sentir os movimentos. Naturalmente você vai se familiarizando, deixa de olhar o tempo todo para a tela, o que te permite sentir o trabalho que está sendo realizado. Mas não tenha pressa! Faça os progressos no seu ritmo.

- Segundo passo: À medida que você vai se familiarizando, passe a fazer a prática só com o áudio (que fica junto ao vídeo).
Este talvez seja o passo mais importante na sua evolução, pois não só liberta do vídeo, mas abre a incrível possibilidade de outras pessoas fazerem o Treinamento Perfumado com você. Há milhares de grupos em praças, unidades de saúde, condomínios, videoconferência, etc, fazendo essas terapias no Brasil. A maioria faz pelo prazer de fazer, outros cobram, mas todos estão criando um hábito precioso ao seu redor. Faça isto você também!
- Terceiro passo: faça o mesmo processo com o Treinamento Perfumado Nível 2

 

Treinamento Perfumado Nível 2

Fortalece os sopros de nutrição (saiba mais) por meio de 15 movimentos realizados de forma coordenada, pelos membros inferiores e superiores.

Os pés pulsam entre cheio e vazio, fundamental para a assimilação e bombeamento do sangue e energia vital, que levam as essências nutritivas ao organismo. Quando um pé está cheio ele preenche a cavidade pélvica de energia, que será distribuída no corpo. Nos primeiros 9 exercícios, essa pulsação movimenta naturalmente as articulações dos tornozelos, joelhos e quadril resultando na oscilação da bacia, enquanto nos 6 últimos, os movimentos são pendulares da bacia.

Dessa forma, os movimentos estimulam e desbloqueiam os meridianos que correm pelos membros inferiores e fortalecem as funções dos seus órgãos:

Três meridianos yang que correm da cabeça aos pés pelo aspecto anterior, posterior e lateral dos membros inferiores pertencentes, respectivamente, às 3 vísceras: estômago, bexiga e vesícula.

Três meridianos yin, pertencentes aos órgãos do baço, rim e fígado, que correm pelo aspecto medial dos membros inferiores até penetrar na cavidade torácica.

As funções dos órgãos da parte média e inferior do corpo, (baço, rim e fígado) em conjunção com as funções de suas vísceras, (estômago, bexiga e vesícula), estão diretamente relacionadas com a produção dos Sopros de nutrição.

Treinamento Perfumado - nível 2

Áudio para a prática

Baixar o arquivo de áudio

Treinamento Perfumado - Nível 2

- O primeiro passo é praticar com o vídeo acima.  Procure sentir os movimentos. Naturalmente você vai se familiarizando, deixa de olhar o tempo todo para a tela, o que te permite sentir o trabalho que está sendo realizado. Mas não tenha pressa! Faça os progressos no seu ritmo.

- O segundo passo: A medida que você vai se familiarizando, passe a fazer a prática só com o áudio, (que fica abaixo do vídeo).
Esse talvez seja o passo mais importante na sua evolução, pois não só liberta do vídeo, mas abre a incrível possibilidade de outras pessoas fazerem o Treinamento Perfumado com você. Há milhares de grupos em praças, unidades de saúde, condomínios e videoconferências, fazendo estas terapias no Brasil. A maioria faz pelo prazer de fazer, outros cobram, mas todos estão criando um hábito precioso ao seu redor. Faça isto você também!

- O terceiro passo: Se você já faz o Treinamento Perfumado I e II só com o áudio, já está com meio caminho andado, mas há outras possibilidades de evolução em Aulas Ao Vivo, ou seja, com a assistência do professor.

Saiba mais sobre Treinamento Perfumado

Treinamento Perfumado

Como praticá-los?

Você pode fazer o TP1 e TP2, de várias formas: um em seguida do outro, pois o primeiro elimina doenças e o segundo fortalece e, portanto, são complementares. O TP1 pode ser praticado sentado, demanda pouco esforço e também é indicado para pessoas doentes.
Podemos praticar apenas um deles, se a sua intenção for dar mais ênfase em um dos dois fundamentos. Em alguns lugares se faz o Nível 1 no verão, momento em que o sopro da natureza é forte e o Nível 2 no inverno, quando o Sopro da natureza está mais recolhido.

Origem da prática

Esta prática budista com mais de dois mil anos de existência, foi desenvolvida por um monge que se chamava Bu Ju, com base nas tradições Chan (Zen).

Ao longo do tempo, ela foi transmitida de mestre para discípulo até chegar, no século passado, ao monge Shiwukong.

Este monge que vivia na cidade de Luoyang na China, conheceu um garoto de 12 anos que tinha uma gravíssima doença de pele. Ensinou a terapia ao jovem, que se curou, cresceu e se tornou o professor Ruisheng. Quando completou 50 anos de prática, ele passou a divulgar o Treinamento Perfumado para a população, enfocando o seu aspecto terapêutico.

Atualmente o Treinamento Perfumado, ou Xiang Gong, é praticado por milhões de chineses e difundido por vários países, em virtude de seus benefícios para a saúde.

Por que se chama Treinamento Perfumado?

Sidarta Gautama era seu nome, quando se iluminou tornou-se Buda, palavra que significa “aquele que está desperto”.

Ele abriu o caminho para nos tornarmos despertos também, para sermos budas anônimos espalhados na multidão.

Estar “dormindo”, tomados pelos sonhos e ilusões é a causa do sofrimento. Estar desperto é a felicidade que se manifesta em sorriso.

Esse despertar está nas pequenas coisas, um gesto, um aroma, um som… , como na prática singela que apresentamos aqui.

Ao praticá-la, você não estará no passado e nem preocupado com o futuro. Estará no presente, sentindo a pulsação do seu corpo, emocionando-se com as imagens poéticas dos movimentos e surpreendido com a percepção de aromas diversos enlevando o espírito.

Maria Lucia Lee

O que são Sopros?


Sopros são substâncias fundamentais na MTC. Eles precedem as atividades fisiológicas e são formados a partir de três fontes:

  • Sopro pré-natal: transmitido dos pais para os filhos na concepção.
  • Sopro terrestre: proveniente da assimilação dos alimentos.
  • Sopro celeste: extraído do ar que respiramos.

Estes Sopros preenchem o corpo em sua totalidade e movem-se de forma contínua, fluindo por meio dos tecidos, órgãos e vísceras. Quando sua movimentação é harmoniosa, o corpo se mantém saudável. Caso contrário, instala-se a doença.

Um Sopro é chamado perverso quando provoca obstruções ou desequilíbrios nos meridianos e funções dos órgãos e vísceras. Eles podem ser decorrentes do frio, calor, secura, poluição; ou relacionados ao transbordamento de emoções.

Além disso, no nível 2 massageamos constantemente o acuponto Huiyin (Convergência do Yin), situado no períneo, liberando e desbloqueando a energia ali localizada. Este acuponto é a raiz de três meridianos extraordinários: vaso governador (Dumai), vaso concepção (Renmai) e vaso estratégico (Chongmai). Estes três meridianos beneficiam todos os 12 meridianos regulares do corpo humano.

Este texto foi baseado no livro Treinamento Perfumado escrito por Maria Lucia Lee e editado pela Editora Pensamento.

Saiba mais sobre os 11 princípios para a boa performance nas práticas chinesas

os 11 princípios para a boa performance nas práticas chinesas

Os Princípios da Prática em 11 Frases

(Interpretação de Maria Lucia Lee)

1 ATUA OBJETIVAMENTE NA NECESSIDADE

Um bom médico prescreve segundo o caso. Um bom comandante decide seus métodos segundo o inimigo ( Sun Zi “A Arte da Guerra”)

. Os exercícios são holísticos, operam na melhora de uma patologia localizada com a participação de todo o corpo;

. A objetividade, dentro de uma ação global, obtém resultados rápidos e eficazes. Movimento dispersos e espalhados diluem o resultado.

2 TREINAR COM ALEGRIA

Todas as doenças surgem das emoções. Se as emoções são leves, leves são as doenças. (Shao Young, 1011 – 1077)

O desgosto te torna velho, o riso te faz jovem (Ditado Popular)

. Para treinar com alegria não deve haver preocupações e nem ser displicente;

. A alegria não é euforia e sim entusiasmo.

3 CADÊNCIA LENTA E MOVIMENTO CONTÍNUO

A medicação segue depois da alimentação e está, depois do exercício. Saber mover-se favorece a saúde, (Princípio das Artes Corporais Chinesas)

. Movimento de cadência lenta e de fluxo contínuo induz o qi a percorrer o corpo, levando a consciência e a ação terapêutica em seu fluxo;

. Movimentos bruscos e rápidos podem desequilibrar e machucar.

4 COORDENAR MOVIMENTO E RESPIRAÇÃO

 Sem desejos nem preocupações, então respiração e movimento se tornam UM. Movimento respira e a respiração se move. (Princípio das Artes Corporais Chinesas)

. A respiração bombeia o sopro para as extremidades do corpo;

. A respiração integra o corpo, concentra e vivifica;

. A respiração é o ritmo celeste que potencializa a força interna

5 MOVIMENTO ORDENADO, ALINHADO E EQUILIBRADO

Uma Planta sem raiz não recebe os benefícios do Céu. Sem captar os benefícios do Céu, não se fortalece a raiz. (Princípio das Artes Corporais Chinesas)

. Movimentar-se de forma ordenada, com o corpo alinhado e ordenado, não gasta qi, pelo contrário, conserva-o;

. Movimentar-se desordenadamente e sem equilíbrio, provoca tensões e desgastes

 6 MOVIMENTO DEVE SER AMPLO

O Dao é grandioso. Ele flui. Tendo ido longe, ele volta. (Daodejing, verso 26)

. Conquistar movimentos cada vez mais amplos, modifica estados patológicos de circulação e metabolismo;

. Movimentos amplos, que partem do centro, liberam articulações; dissolvem aderências, contraturas e inflamações. Tonificam tendões, músculos e ossos.

7 MOBILIZAR A FORÇA INTERNA

Que a intenção lidere o qi, que este dê origem à força interna e que a força interna alcance os quatro membros. (Princípios das Artes Corporais Chinesas)

. A força interna é oposta à força muscular;

. A força muscular nasce do músculo, é limitada, mecânica, e não tem continuidade. Diminui com a idade, quando tendões, músculos e ossos declinam;

. A força interna nasce do “qi verdadeiro”, é ilimitado e flui incessantemente quando requisitada por uma intenção que o direcione.

8 É PRIORITÁRIO “OBTER O QI”

 O sábio é guiado pelo que sente e não pelo que vê. (Daodejing, verso 12)

. Onde chega o qi, chega o efeito terapêutico;

. A presença do qi é percebida pelas sensações de “dor azeda”, intumescimentos, peso e ardor na região focalizada;

. Se não há percepção de sensações, não há obtenção do qi.

9 PRATICAR COM DOSAGEM ADEQUADA

Trabalhar sem se desgastar, saborear o sem sabor, tornar o pequeno magnífico, aumentar o pouco, ver a simplicidade na complexidade, realizar o grande nas pequenas coisas. (Daodejing verso 63)

. Pessoas debilitadas devem realizar exercícios na dosagem adequada;

. A medida que o praticante for se fortalecendo, a intensidade e frequência dos exercícios devem ser aumentados gradativamente.

10 APERFEIÇOAR A PRÁTICA GRADATIVAMENTE

Aquele que sabe que não sabe, é sábio. Aquele que ignora que não sabe, é ignorante.                       (Provérbio Chinês)

. Após aprender o esboço geral deve-se, a cada dia, aperfeiçoar a prática e o conhecimento de si próprio;

. Deve-se evitar a mera repetição mecânica dos exercícios.

11 PREVENIR E TRATAR DOENÇAS DEPENDE DA PERSISTENCIA E REGULARIDADE DAS PRÁTICA

O aluno sábio ouve sobre o Dao e o pratica diligentemente. O aluno médio ouve o Dao e o pratica de vez em quando. O aluno tolo ouve sobre o Dao e ri. (Daodejing verso 41)

Transformar músculos, tendões e ossos doentes em saudáveis e dissolver a estagnação do sangue e retardamento do Qi, somente é possível com práticas regulares e realizadas com entusiasmo.