menu play audio video alerta alerta-t amigo bola correio duvida erro facebook whatsapp informacao instagram mais menos sucesso avancar voltar download gmais twitter direita esquerda acima abaixo item xis

Treinamento perfumado

O Treinamento Perfumado é uma prática corporal terapêutica que trabalha a manutenção da vida, “expulsando as doenças” no nível 1, para depois “nutrir e reconstruir” no nível 2.

Como podemos praticar o Treinamento Perfumado?

Nas práticas abertas, podemos encontrar as duas partes sendo feitas juntas ou separadas. No Parque Villa-Lobos em São Paulo, se faz o Nível 1 no verão, e o Nível 2 no inverno, quando o Sopro da natureza está mais recolhido.

Uma pessoa adoentada pode praicar o Nível 1  em casa, sentada. Isto ajudará a expulsar a doença.

O Nível 2 é indicado para pessoas convalescentes.

Recomenda-se, mesmo para as pessoas saudáveis, não praticar mais do que três vezes por dia. Não praticar logo antes e depois das refeições, com febre ou alterações agudas.

Nos dois níveis, mantenha sempre as plantas dos pés no chão em contato consciente de enraizamento.

Cada movimento é praticado cerca de 36 vezes nas nossas práticas, para atingir o resultado de harmonização e desbloqueamento dos Sopros.

Boa prática!

Saiba mais sobre Treinamento Perfumado

Treinamento Perfumado

Como praticá-los?

Você pode fazer o TP1 e TP2, de várias formas: um em seguida do outro, pois o primeiro elimina doenças e o segundo fortalece e, portanto, são complementares. O TP1 pode ser praticado sentado, demanda pouco esforço e também é indicado para pessoas doentes.
Podemos praticar apenas um deles, se a sua intenção for dar mais ênfase em um dos dois fundamentos. Em alguns lugares se faz o Nível 1 no verão, momento em que o sopro da natureza é forte e o Nível 2 no inverno, quando o Sopro da natureza está mais recolhido.

Origem da prática

Esta prática budista com mais de dois mil anos de existência, foi desenvolvida por um monge que se chamava Bu Ju, com base nas tradições Chan (Zen).

Ao longo do tempo, ela foi transmitida de mestre para discípulo até chegar, no século passado, ao monge Shiwukong.

Este monge que vivia na cidade de Luoyang na China, conheceu um garoto de 12 anos que tinha uma gravíssima doença de pele. Ensinou a terapia ao jovem, que se curou, cresceu e se tornou o professor Ruisheng. Quando completou 50 anos de prática, ele passou a divulgar o Treinamento Perfumado para a população, enfocando o seu aspecto terapêutico.

Atualmente o Treinamento Perfumado, ou Xiang Gong, é praticado por milhões de chineses e difundido por vários países, em virtude de seus benefícios para a saúde.

Por que se chama Treinamento Perfumado?

Sidarta Gautama era seu nome, quando se iluminou tornou-se Buda, palavra que significa “aquele que está desperto”.

Ele abriu o caminho para nos tornarmos despertos também, para sermos budas anônimos espalhados na multidão.

Estar “dormindo”, tomados pelos sonhos e ilusões é a causa do sofrimento. Estar desperto é a felicidade que se manifesta em sorriso.

Esse despertar está nas pequenas coisas, um gesto, um aroma, um som… , como na prática singela que apresentamos aqui.

Ao praticá-la, você não estará no passado e nem preocupado com o futuro. Estará no presente, sentindo a pulsação do seu corpo, emocionando-se com as imagens poéticas dos movimentos e surpreendido com a percepção de aromas diversos enlevando o espírito.

Maria Lucia Lee

O que são Sopros?


Sopros são substâncias fundamentais na MTC. Eles precedem as atividades fisiológicas e são formados a partir de três fontes:

  • Sopro pré-natal: transmitido dos pais para os filhos na concepção.
  • Sopro terrestre: proveniente da assimilação dos alimentos.
  • Sopro celeste: extraído do ar que respiramos.

Estes Sopros preenchem o corpo em sua totalidade e movem-se de forma contínua, fluindo por meio dos tecidos, órgãos e vísceras. Quando sua movimentação é harmoniosa, o corpo se mantém saudável. Caso contrário, instala-se a doença.

Um Sopro é chamado perverso quando provoca obstruções ou desequilíbrios nos meridianos e funções dos órgãos e vísceras. Eles podem ser decorrentes do frio, calor, secura, poluição; ou relacionados ao transbordamento de emoções.

Além disso, no nível 2 massageamos constantemente o acuponto Huiyin (Convergência do Yin), situado no períneo, liberando e desbloqueando a energia ali localizada. Este acuponto é a raiz de três meridianos extraordinários: vaso governador (Dumai), vaso concepção (Renmai) e vaso estratégico (Chongmai). Estes três meridianos beneficiam todos os 12 meridianos regulares do corpo humano.

Este texto foi baseado no livro Treinamento Perfumado escrito por Maria Lucia Lee e editado pela Editora Pensamento.

Treinamento Perfumado - Nível I

Áudio para a prática

Baixar o arquivo de áudio

Treinamento Perfumado - Nível II

Áudio para a prática

Baixar o arquivo de áudio